Troca de óleo com data marcada


troca de óleo com data marcada


Você já deve ter se perguntado ou até mesmo questionado o motivo pelo qual devemos substituir o óleo do motor após um determinado período de tempo de uso mesmo que o veículo não tenha atingido uma quilometragem considerável de utilização deste, ao ponto que os mesmos óleos ficam estocados por um período bem mais longo até que sejam utilizados. 

Vamos lá !

Sabendo que os óleos lubrificantes dos motores são produtos químicos que, em quanto não utilizados eles preservaram a sua integridade em seu tempo de estoque, ao passo que em utilização sofrerão contaminação desencadeando processos químicos nos mesmos.

O próprio motor do veículo é o agente contaminante! ele fornecerá resíduos metálicos provenientes do desgaste natural do motor, elevará o óleo a altas temperaturas e a uma contaminação direta dos resíduos da combustão. Sim o óleo lubrificante recebe resíduos da queima do combustível. 

Isto acontece no processo de lubrificação e controle de temperatura dos cilindros.

Sabendo que os êmbolos (pistões) nas maioria dos projetos possuem três (3) camadas de anéis de seguimentos responsáveis pelo:

1º anel - vedação da taxa de compressão impedindo que os gases migrem para o cárter.

2º anel -  raspagem do óleo lubrificante na parede do cilindro no movimento de decida para o ponto máximo inferior (pmi)

3º anel -  controle de fluxo de lubrificação nos cilindros no movimento de subida do pistão para o ponto máximo superior (pms).  

Observando a funcionalidade de cada anel descrita acima, veremos que são durante os movimento para  pms e pmi que acontecem a contaminação. 

Pois ao acontecer a combustão nos cilindros, os resíduos da queima ficam impregnados em uma fina camada de óleo lubrificante retida em pequenas ranhuras em "x" chamada de brunimento do cilindro, por isso todo motor possui um certo nível de consumo de óleo lubrificante mesmo que o motor não esteja emitindo fumaça pelo escapamento. É esta fina camada de óleo lubrificante que garante que o conjunto de pisão e anéis de seguimentos não atritem na parede do cilindro durante o seu trabalho.

Este trabalho constante de óleo lubrificante sendo ejetado e raspado no cilindro não só exerce o controle de temperatura e lubrificação como mencionado, mas também o de limpeza constante do cilindro removendo os resíduos pós queima e renovando o camada lubrificante no brunimento na parede do cilindro eliminando o atrido entre os componentes.

Dai então temos o maior fator de contaminação do óleo lubrificante

E aqui uma dica! A integridade do óleo lubrificante dependerá também da qualidade do combustível pois um combustível de má qualidade poderá desencadear a formação de borra neste óleo, um desgaste excessivo dos anéis de seguimento também desencadeará a forção de borra, pois irá migrar gases para o cárter elevando o nível de contaminação.

Mas sim é claro ! Existe um grande trabalho e tecnologia por trás da elaboração de lubrificantes que observa estes fatores e muitos outros e isto varia de cada fabricante, por isso existem variações da qualidade e desempenho entre diversas marcas de lubrificantes no mercado embora todos devam observar os requisitos mínimos exigidos pelas autoridades responsáveis. 

No entanto é impostante manter as trocas de óleo sempre em dia seja por quilometragem ou por data marcada, pois uma vês utilizados na lubrificação, recebem agentes contaminantes que desencadearam processos químicos alterando a integridade do lubrificante, seguir as recomendações do fabricante de seu veículo é sem duvida o caminho mais seguro pois nenhuma orientação é recomendada simplesmente por recomendar! sempre ha muito estudo e pesquisas acima de tudo.

Troca de óleo com data marcada




Comentários