Porque o óleo lubrificante do motor é multi-viscoso


óleo lubrificante do motor é multi-viscoso

Já si perguntou por que os óleos de lubrificação dos motores são multi-viscosos e no que isto interfere?  Você já deve ter ouvido falar da especificação SAE (Society of Automotive Engineers). Esta que é a instituição responsável pela publicação técnica das normas de viscosidade dos óleo lubrificantes automotivos.

Há várias especificações de lubrificantes 5w30, 15w40, 20w50 entre outras cada uma para atender um requisito de motor, o óleo adequado a se utilizar sempre é informado pelo fabricante do veiculo.

Mas afinal, o que quer dizer essas especificações? e o que representa estes números e letra?

Primeiramente vamos esclarecer que os números representam a viscosidade do lubrificante que é a característica de um fluido resistir ao avanço e por se tratar de um óleo multi-viscoso ele apresenta duas viscosidades de trabalho. Sim é isso mesmo, em uma unica especificação  temos duas viscosidade de trabalho distintas.

Mas por que isso? Por que é necessário utilizar um óleo multi-viscosos?

Para isso temos que compreender que a depender da situação de trabalho existe a necessidade de uma viscosidade maio ou menor. E os fatores que interferem nestas necessidade são a temperatura, a carga e a velocidade.

Em uma situação de baixa temperatura, baixa carga e alta velocidade é necessário a utilização de um lubrificante menos viscoso para garantir uma película de lubrificação adequada entre peças de um motor.

Já em uma situação de alta temperatura altas cargas e baixa velocidade é necessário a utilização de um lubrificante mais viscoso para continuar garantindo a película lubrificante adequada entre peças de um motor.

Antigamente com a tecnologia limitada utilizava-se os óleos mono-viscosos que geravam uma necessidade de trocas de óleo a depender da estação do ano, pois em estações frias o inverno que é de onde surgiu a letra "W" na especificação do lubrificante. Essa letra "w" representa inverno no inglês (Winter). Nesses períodos frios eram necessário trocar o óleo lubrificante para um óleo menos viscoso para garantira a fluides entre peças durante a partida. porem os óleos mono-viscosos não são totalmente eficientes pois eles são limitados não atendendo as fases de trabalhos dos motores pois estes se aquecem enquanto trabalham fazendo com que não se consiga a melhor performance de lubrificação mas sim algo mediano e aceitável.

Por isso com o passar do tempo e com novas tecnologias, form desenvolvidos os lubrificantes multi-viscosos onde em temperaturas abaixo de 40 graus célsius ele se comporta como um óleo de menor viscosidade e acima da temperatura de 40 graus célsius ele se comporta como um óleo de maior viscosidade. sendo assim quando lemos por exemplo, em um frasco de óleo lubrificante a especificação "5w30" isso significa que o primeiro numero neste exemplo o "5" que esta a esquerda da letra "w" , especifica que este lubrificante trabalhando com temperaturas abaixo de 40 graus célsius ele se comportará com a viscosidade SAE 5. Já o segundo numero "30" que esta a direita da letra "w" especifica que este mesmo lubrificante ao ultrapassar a temperatura de 40 graus célsius ele se comportará com a viscosidade SAE 30.

Agora surge uma pergunta! como os óleos lubrificante multi-viscosos conseguem se tornar mais viscosos com o aumento da temperatura? Pois se estudarmos as características dos fluídos veremos que quanto maior a temperatura menos viscoso o fluído se torna ao passo que quanto menor a temperatura mais viscoso o fluído é. 

Então como um óleo lubrificante multi-viscoso consegue trabalhar a sua fluides de forma inversa a natural em relação a temperatura?

Vamos compreender!  Os óleos lubrificantes automotivos multi-viscosos não são óleos compostos apenas de óleos base extraído do petróleo, lhe são acrescentados aditivos cada um com uma função especifica, mas o que irar fazer com que os lubrificantes consigam aumentar a sua viscosidade com o aumento da temperatura é a introdução de um polímero na formulação o qual se expande a medida que a temperatura se eleva, agindo como se fosse um freio, o qual reduz a fluides do lubrificante, e esse mesmo polímero se retrai com a diminuição da temperatura facilitando a fluides do lubrificante, permitindo com que seja entregue uma melhor eficiência de lubrificação nas fases de trabalho dos motores independente da faixa de temperatura.

óleo lubrificante do motor é multi-viscoso


Comentários

Postagens mais visitadas