Octanagem e os motores Ciclo-Otto

Octanagem você sabe o que é ?

Resumidamente é a capacidade que impedi a detonação prematura do combustível em relação ao tempo de ignição ideal. Ela é medida pelo índice antidetonante (IAD) no Brasil ou Research Octane Number (RON).

Os combustíveis tem uma capacidade natural de octanagem por si só, essa capacidade natural de octanagem dos combustíveis permitem que eles sejam submetidos a certos níveis de pressão sem que aconteça a combustão espontânea; esta combustão espontânea ocorre com a elevação da temperatura quando ha um aumento de pressão.

Isto interfere diretamente no controle do tempo de combustão dos motores ciclo-otto os quais tem esse tempo (combustão) controlado por centelhamento fornecidos através das velas do sistema de ignição.

Com o passar do tempo e o surgimento de novos motores com projetos renovados e muito mais potentes, surgiu a necessidade de desenvolver combustíveis com valores maiores de octanagem, para que a nova geração de motores pudessem estregar sua performasse. 

Pois caso um motor com determinada capacidade de compressão seja alimentado com um combustível de nível de octanagem inferior a essa compressão exercida pelo motor, a mistura ar/combustível irá entrar em auto-combustão antes do tempo ideal que seria realizado pelo sistema de ignição, interferindo assim no funcionamento ideal do motor.  

Mas si invertermos esta situação e agora utilizarmos um combustível de nível de octanagem superior a capacidade de compressão deste mesmo motor, ele poderá entregar toda a sua performance projetada pois ele (o motor) terá controle total do tempo de combustão, pois a mistura ar/combustível se manterá estável durante o tempo de compressão entrando em combustão somente nos tempos determinado pelo sistema de ignição.

Note que os níveis de octanagem de um combustível (IAD) não tem relação com a taxa de compressão exercida por um motor! 

Um alto valor de octanagem não ira fazer com que o motor tenha mais compressão da mesma forma que um baixo valor de octanagem não fará com que o motor tenha menos compressão! Esta capacidade é definida pelo projeto do motor e não pelos valores de IAD. 

Porem a octanagem ira interferir no controle do tempo de combustão! Pois quanto mais alto este valor de octanagem em relação a taxa de compressão do motor, mais margem o sistema de ignição terá para modular o tempo de combustão permitindo que o motor entregue sua performance, ao passo que quanto menor este valor de octanagem em relação a taxa de compressão do motor, haverá a perda de controle do tempo de combustão que seria exercido pelo sistema de ignição, ocorrendo a famosa detonação espontânea do combustível impedindo até mesmo a partida e autossustentação do motor.


Comentários

Postagens mais visitadas